maio 25, 2006

encrypted?

suponho que tenha de dizer qualquer coisa sobre o "the da vinci code" que chegou recentemente ao cinema.

tendo lido o livro há muito tempo, não pude avaliar minuciosamente (leia-se, não tive pachorra para estar a prestar atenção a todo e qualquer pormenor que estivesse diferente do livro. sinceramente, estava-me a borrifar para a "colagem" ao livro... e. mesmo assim, ainda deu para ficar a olhar com cara de parvo para a solução de um dos enigmas e pensar "hmmm. cheira-me que isto não era bem assim...") as diferenças entre o livro e o filme (se bem que, na maior parte dos casos, isso não interessa nem ao menino jesus porque toda a gente sabe que os livros são - salvo raras excepções - sempre melhores que os filmes. a não ser que se dê crédito à teoria de que se gosta sempre mais do que se experiencia primeiro, o que até tem uma ponta de verdade. adiante...).

não vou entrar na discussão sobre a veracidade ou plausibilidade da teoria aventada pelo autor do livro. uma coisa é certa, quer se acredite ou não (ou como diriam os osgas, take it with a pinch of salt), o livro tem a virtude de nos sugar para o interior da história. coisa que pouco (quase arrisco dizer nunca...) acontece no filme. há alturas em que chega a ser doloroso olhar para o ecrã...

pior que isso, este filme teve o condão de destruir a imagem idílica que tinha da audrey tautou que tão bem tinha estado no "amelie". e só (principalmente) por isso já estou arrependido de o ter visto.

4 ex troardinary remarks:

Blogger Ana Elias wrote...

Quanto ao livro vs filme e filme vs livro, achei dentro do possível bastante fiel. quanto a ser-se sugado para o interior da história, também não fui como tinha sido no livro, mas conheço quem não tenha lido o livro que foi igualmente sugado. Quanto à "Amélie" 200% de acordo contigo... e é uma pena.

25/05/06, 20:48  
Blogger dentinhorebelde wrote...

Epá digam-me, porque eu ainda vou a tempo de não ver o filme...a Amélie (para mim será sempre de chamada de Amélie),faz um papel assim...tipo, que destrua aquela ternura?

Não li o livro...não tenho o hábito de ler...para meu mal..também...o mal é dos livros de Arquitectura...pagamos um balúrdio por um livro que tem 1000 fotografias, é lógico que a tentação não é ler...

Estou de acordo com a teoria de que o primeiro é sempre mais mágico...mas pode variar...
O livro puxa mais pela nossa imaginação...

É como o Liceu e a universidade...e o filme e o livro:
_No liceu e no filme já vem a papinha toda feita, no livro e na universidade temos que puxar pela cabeça...

Abraço Tuga Paulo!

26/05/06, 01:42  
Blogger grão de pó wrote...

vi ou li muma entrevista algures da audrey tatou e à fatal pergunta das semelhanças, ela diz que não tem nada a ver com a personagem amélie.

lamento, mas foi tudo uma ilusão ;)

26/05/06, 12:51  
Blogger paulo wrote...

não digo ela ser como a personagem amelie. é mesmo uma questão de capacidade de representar...

26/05/06, 13:37  

Enviar um comentário

<< back to the ex tensive ex cruciating babbling