sympathy for lady vengeance
definitivamente este não era o filme que estava à espera de ver ontem (a ideia inicial era ir ver o "walk the line" mas alguém se enganou a ver a hora do filme - ;) - e este era o único à hora entretanto combinada. entre ver este filme e ficar 2 horas à seca em camden, sempre é melhor ficar no quentinho...).
pois bem, este filme sul-coreano, realizado por Park Chan-wook, insere-se numa trilogia que inclui "sympathy for mr vengeance" e "old boy", este último altamente recomendado pelos críticos (e por um dos membros do meu lab. depois deste, fiquei com vontade de ver o "old boy"...). como os nomes (de pelo menos 2 dos filmes...) indicam, a trilogia conta 3 histórias cujo motor é a vingança. mas, onde (segundo rezam as crónicas) os outros filmes estavam carregados de violência, "lady vengeance" assenta mais na forma como a história é contada do que na violência propriamente dita que, em abono da verdade, só surge no último terço do filme.
é um filme que explora o sentimento de vingança, não exclusivamente pelo desejo de retribuição (sim, sim... é a tradução literal de retribution, mas explica bem aquilo que quero dizer), embora seja esse o motivo inicial, mas muito mais pela "promessa" de redenção. fiquei surpreendido com a qualidade do filme, a realização, a música envolvente, o humor negro e, sobretudo, a forma como uma história aparentemente simples ganha contornos cada vez mais dark.
um filme a ver. nem que seja só para desenjoar dos blockbusters que usam e abusam dum modelo instituído.