março 23, 2005

"...tough ain't enough..."

quase com uma directa em cima, lá consegui finalmente ver o "Million Dollar Baby", o multi-galardoado do Clint Eastwood.
finalmente percebi um post da Pipocas sobre o filme. a beleza de ir para uma sessão de cinema com informações escassas sobre o filme é mesmo esta: por vezes somos surpreendidos.
estava apenas à espera de um filme "à americana", em que o herói (neste caso do sexo feminino) ultrapassa ventos e marés para alcançar o seu sonho. tudo parecia estar a correr como previsto até àquele momento trágico e revoltante. a partir daí começa realmente o filme, o questionar de muitas opiniões que temos alicerçadas dentro de nós.
quase num tom premonitório em relação ao que se passa neste momento em terras do Tio Sam, a eutanásia entra no ringue. e tal como a protagonista, deixa-nos KO no primeiro assalto. porque ninguém pode ser a favor da morte de outro, mas ninguém pode negar que a vida tem de manter um mínimo de dignidade.

o filme é marcante e, apesar de não ter visto mais nenhum dos restantes candidatos, acredito que tenha merecido todos os Óscares que levou para casa.

deixou-me uma frase há algum tempo esquecida: some die just to live...