julho 08, 2005

the day after

o dia depois da tragédia. custa a acreditar que depois do ambiente de festa de quarta-feira, no dia seguinte as bandeiras estariam a meia-haste por todo o lado. uma tragédia para muitas pessoas, especialmente para os amigos e familiares das vítimas e dos feridos graves que ainda se encontram em estado crítico. pelo que é dado a entender nas notícias, ainda decorrem trabalhos de resgate em King's Cross. é de esperar, portanto, um aumento no número de vítimas nos próximos dias.
as feridas físicas vão sarar muito mais depressa do que as psicológicas. infelizmente, esta é uma situação que dificilmente poderia ter sido evitada, por mais preparação que as forças de segurança tivessem. é a realidade do nosso tempo, em que a guerra deixou de ser um conceito abstracto que só existe em países ditos sub-desenvolvidos e não democráticos, para passar a estar em cada esquina de cada cidade do mundo ocidental.
na minha sincera opinião, os atentados foram trágicos, não haja dúvidas. mas também é mais que certo que poderiam ter sido muito mais trágicos do que foram. para quem conhece bem a cidade de Londres, o sistema de metro e as enchentes que se verificam na hora de ponta, sabe bem do que estou a falar. especialmente quando, quem quer que esteja por trás deste acto cobarde, escolheu precisamente locais de convergência de multidões, isto é, as estações de metro onde é possível fazer transbordo para outras linhas.
hoje, a cidade volta aos poucos à normalidade possível depois do que aconteceu. os autocarros prosseguem as suas viagens diárias, o metro volta à actividade (excepto nas zonas afectadas. muitas linhas estão paradas, mas outras têm serviço normal), os semblantes nas carruagens de metro estão mais carregados do que o costume, não há ninguém que fique indiferente. ao mesmo tempo, nota-se uma solidariedade e uma determinação invulgar em todos. a preocupação de voltar a ter business as usual nesta verdadeira amálgama de idiomas, nacionalidades e culturas.
a cidade acorda da paralisia de ontem. é importante que o faça. porque o medo é a principal arma dos terroristas.

5 ex troardinary remarks:

Blogger NoKas wrote...

olá Paulo! Finalmente achei o rasto dos outros biólogos perdidos! ainda outro dia perguntei por vocês! E por acaso tropecei no blog da caloira inês! :p e daí até aki foi um pulinho! Já vou as novidades q andam p aí! prá já um olá tuga! :)

10/07/05, 02:31  
Blogger NoKas wrote...

P.S. - da Ana C.

10/07/05, 02:31  
Blogger NoKas wrote...

E já agora (e perdoem-me os prefeccionistas, pk não comentei tudo logo duma só vex), ainda bem k tás ok. Não sabia que estavas em Londres. Sabia que a Beta anda por aí ao pé, mas tb tá bem. E a malta que conheço e que é do reino Unido não estava por aí... espero k o retorno à normalidade se faça da maneira "mais normal" possível...

10/07/05, 02:33  
Blogger paulo wrote...

está a voltar ao normal. quem sobreviveu a meses e meses de bombardeamentos há 60 anos atrás, sobrevive a isto

11/07/05, 12:48  
Blogger NoKas wrote...

ainda bem! plo que me pareceu na Tv e em todas as entrevistas, apesar do choque estava tudo mto calmo, como se houvesse uma aceitação geral de que este mal estava já de algum modo destinado a acontecer, só não se sabia quando. os britanicos deram ao mundo uma grande lição de civismo, mas tu que estás no terreno poderás se calhar sentir mais de perto o medo. Aqui as pessoas esquecem rapidamente, já aparecem menos noticias no telejornal, e foi lá longe e tal... aí as coisas, apesar de "calmas" devem ainda estar mto recentes.

11/07/05, 13:48  

Enviar um comentário

<< back to the ex tensive ex cruciating babbling