fevereiro 23, 2005

raging bull in a cold and snowy winter night

embuído do espírito aventureiro e desejoso de ver um filme recente (afinal de contas, só tem a mesma idade que eu...), lá fui eu ontem ver o "Raging Bull" no National Film Theatre. a tarde/noite estava um bocadinho fria. digamos apenas que nevava ligeiramente e estava um vento cortante, mas nada de especial quando comparado com o frio que se faz sentir no Portugal transmontano em épocas natalícias... quer dizer, não seria nada se eu não tivesse tido a brilhante ideia de lavar o blusão mais quente que tenho na noite anterior. digamos só que não foi bonito. abençoado gorro e luvas!
adiante...
o filme propriamente dito é espectacular. melhor que o filme, só mesmo a transformação do Robert de Niro à medida que Jake La Motta ganha idade, combates e especialmente peso, na razão inversa da sua estabilidade emocional. mas, como é Hollywood, a história tem que acabar em "bem", neste caso um fim agridoce para uma estrela do boxe americano dos anos 40 e 50. um filme que marca pela forma crua como retrata o percurso de uma vida, nos seus bons e, principalmente, nos (muito frequentes) maus momentos.
agora é só esperar por março para ver mais pérolas do cinema que me escaparam. American Splendor e Dogville, entre outros...